quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

salvando seu casamento




Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Ef 5:21-33)

Casamento é uma maratona não uma corrida. O que é verdadeiro sobre casamento também é verdadeiro com respeito à igreja.

1. Anunciem seu Amor. Cantares de Salomão 1:15-16 “Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas. Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é verde.”

a. Diariamente, diga a seu cônjuge que você o ama. Cantares de Salomão 6:4 “Formosa és, meu amor, como Tiza, aprazível como Jerusalém, terrível como um exército com bandeiras.” Escrevam bilhetinhos, envie textos, telefonem freqüentemente.

b. Digam sempre àqueles ao seu redor que vocês amam seu cônjuge. Cantares de Salomão 2:16 “O meu amado é meu, e eu sou dele.” Cantares de Salomão 6:3 “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta entre os lírios.” Tenham um casamento na igreja ou renovem os votos. Cada um conserve ao seu redor retratos de seu cônjuge e família. Usem o seu anel de casamento.

2. Expressem seu amor. (Mostrem, visivelmente, o seu amor). 2 Coríntios 8:8 “Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor.” João 13:34-35 “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

a. Segurem as mãos, reservem tempo um para o outro, sorriam ou pisquem os olhos um para o outro. Toquem um no outro tão freqüentemente quanto possível.

b. Conservem aceso o seu romantismo. Hebreus 13:4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.”

c. Enviem cartões com notas de amor, comprem presentes, cada um planeje encontros de surpresa.

d. Conversem, viajem e trabalhem em um projeto juntos.

e. Escutar é uma das maiores formas de complemento e expressões de amor.

f. Façam as tarefas para seu cônjuge que ele mais odeia fazer.

3. Protejam seu Amor. 1 Coríntios 7:2-5 “Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”

a. Evitem amizades “platônicas”.

b. Não tenham segredos entre vocês.

c. Não se irritem quando discordam. Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”

d. Conservem o lar como um lugar feliz. Riam juntos. Divirtam-se juntos.

e. Conservem o lar como um lugar de refúgio ao invés de guerra.

4. Fortaleçam o seu Amor. Efésios 5:15-21

a. Leiam a Bíblia e orem juntos.

b. Sirvam juntos na igreja. Sentem-se juntos na igreja.

c. Gastem tempo juntos ganhando almas [para Cristo] a cada semana.

d. Gastem tempo se divertindo juntos a cada semana. Tenham uma noite de namoro. Compartilhem um hobby.

e. Saibam tudo o que podem fazer juntos, por exemplo, colocar papel de parede.

f. Entrem juntos no corredor entre os bancos da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário