quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como o pai pode ficar mais próximo do filho na escola?
Segundo pesquisador, se o pai desenvolver uma interação afetuosa com o filho desde pequeno ,
mais tarde, quando a criança chegar da escola, vai se sentir à vontade para contar
como foi seu dia.




Quando um filho chega na vida do casal, geralmente as mães querem dominar
todos os cuidados que cercam o bebê. Se você ainda faz parte desse grupo,
 há mais um bom motivo para já começar a dividir as tarefas com ele.

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois sugere que pequenas
interações do pai com a criança, como a hora de trocar a fralda,
 além de estabelecer um vínculo pai-filho mais forte, aumentam a
chance de ele se interessar e se envolver com o desenvolvimento
da criança na escola mais tarde.

Isso porque, segundo a pesquisa, a figura paterna está sempre
vinculada com aqueles momentos em que a criança está com algum
 problema no ambiente escolar, diferente do que acontece com as
 mães, que acompanham o dia a dia de uma forma geral.

Segundo um dos pesquisadores, Brent McBride, professor de
desenvolvimento humano na Universidade, se o pai desenvolver
uma interação afetuosa com o filho desde cedo, mais tarde,
quando a criança chegar da escola, vai se sentir à vontade para
contar como foi seu dia. E essa relação mais próxima permitirá
que a criança se aproxime do pai com mais confiança e ele responda
ao entusiasmo ou à frustação do filho de maneira positiva.

O estudo ressalta, também, que o incentivo para incluir os pais nas
tarefas com os filhos não precisa vir só das mães. É fundamental
uma mudança de postura da escola, que deve trazer mais a figura
paterna para dentro do ambiente escolar.

Fonte: Revista Crescer

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