quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A CRIANÇA E A NTERNET

Muitas famílias descobriram que criar um tipo de “Termo de Compromisso” com regras para uso da internet em conjunto com seus filhos ajuda as crianças a terem uma boa experiência construtiva na Internet e a aceitarem melhor as orientações dos pais. Uma das maneiras é fazer uma reunião em família, onde todos concordem em rascunhar um termo de compromisso entre pais e filhos.Também pode-se chamar de Acordo ou Contrato. Algumas famílias imprimem o documento no computador e assinam em conjunto com as crianças.
Veja abaixo um pequeno exemplo. Sinta-se encorajada a criar o seu próprio contrato, com pontos que façam mais sentido para sua família. Você pode encontrar mais alguns exemplos de contrato nos sites:
SafeKids.Com - Family Contracts for Online Safety,Smart Parent.Com - Children’s Pledge to Online Safety
Segurança OnLine - Contrato das Crianças na Internet
1. Eu SEMPRE falarei com meus pais imediatamente se alguma coisa estiver confusa ou parecer assustador ou ameaçador.
2. Eu NUNCA darei meu nome completo, endereço, número do telefone, nome de minha escola ou sua localização, horário, senha, ou quaisquer informação de identificação quando eu estiver online. Eu sempre consultarei um adulto antes no caso de alguma exceção.
3. Eu NUNCA terei um encontro com alguém que eu só conheço pela Internet. Em casos raros, antes perguntarei aos meus pais o que eles acham, e se eu decidir conhecer um colega da internet, eu terei certeza de nós nos encontrarmos em um lugar público e que um pai ou um guardião estará comigo.
4. Eu NUNCA responderei a qualquer mensagem que use palavrões ruins ou palavras que me pareçam assustadoras, ameaçadoras ou estranhas. Se eu receber esse tipo de mensagem, eu a imprimirei e mostrarei para um adulto. Se eu for incomodado em uma sala de bate papo, eu usarei o botão “ignore” ou sairei dessa sala de bate papo.
5. Eu NUNCA irei para um website que custe dinheiro, ou farei compras via internet, sem primeiro pedir permissão aos meus pais ou professor.
6. Eu NUNCA enviarei uma foto pela Internet ou pelo correio normal para ninguém sem a permissão de meus pais.
7. Eu NUNCA enviarei o número do cartão de crédito dos meus pais sem a autorização dos meus pais.
Assinatura da criança__________________Data______
Assinaturas dos pais________________________Data______

Nenhum comentário:

Postar um comentário