quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TODOS NÓS TEMOS DOIS TIGRES EM NOSSO INTERIOR

Em certa cidade, havia um homem que tinha dois tigres adestrados. Os animais obedeciam todas as ordens do seu dono, que se tornou um artista de circo muito requisitado. Sempre que uma pessoa ilustre visitava a cidade, o prefeito convidava o adestrador com suas feras para fazer mais um show. Todos ficam impressionados como aquele homem tinha “total” controle daquelas feras.
Um dia, quando o adestrador fazia mais um show a convite do prefeito, diante de um numero expressivo de pessoas, um dos tigres estranhou o estranhou e cheio de fúria partiu agressivamente para o devorar. Rapidamente o adestrador tentou controlar a situação, mas o tigre alcançou o seu braço e por muito pouco o adestrador não foi morto pelo animal enraivecido.
Eu e você temos dois tigres em nosso interior que parece estar “domados e dominados”, são eles, “a ira” e o “impulso sexual”. O apóstolo Paulo, vez ou outra era surpreendido por um destes tigres. Na sua carta aos Romanos, ele escreveu:
“Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.” (Rm 7.15)
“Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.” (Rm 7.22,23)
Poucos homens descreveram a luta interior do homem contras esses tigres como Paulo. Na sua carta escrita aos Gálatas, ele disse:
“Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” (Gl 5.17)
Você já observou que, quando pensamos que está tudo sob controle, dominado, de repente sofremos um ataque de um destes “tigres”, querendo nos derrubar e em seguida nos matar. Segundo o apóstolo Paulo, só há um caminho para viver vitoriosamente. Vejamos como:
“Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.” (Rm 7.25)
“Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8.2)
Para os gálatas ele disse:
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gl 5.16)
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gl 5.25)
Se você leu até aqui, uma pergunta, qual dos dois tigres tem mais atacado você? O seu temperamento tem sido o seu problema? Os ataques na área sexual tem sido um ponto que lhe preocupa muito? Paulo mostra o caminho para viver vitoriosamente. Ande no Espírito, viva no Espírito, se submeta ao controle do Espírito. Como? 1) Desenvolva uma disciplina de oração; 2) Desenvolva o hábito de ler a Palavra de Deus logo pela manhã, é bom começar o dia com a mente cheia da Palavra; 3) Vigie os movimento da sua alma, fuja daquilo que pode provocar a raiva dos dois tigres; 4) Tenha parceiros de oração; 5) Preste conta ao seu mentor sempre. Se colocarmos em pratica essas regras básicas, com certeza estaremos andando no Espírito e jamais satisfaremos à concupiscência da carne.
 
Irª Vânia Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário