quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FAMÍLIA- O CAMINHO DO AMOR SACRIFICIAL

 

por Josué Gonçalves
Caminhos de Deus para uma família feliz

No Salmo 128, lemos: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!” É impossível experimentar a felicidade na perspectiva divina, se o homem não andar nos caminhos do Senhor. Quais são os caminhos do Senhor que as Escrituras Sagradas nos apresenta:

1. O caminho do amor sacrificial.Amar, antes de ser um sentimento é uma decisão. Qualquer um pode dizer que ama, até ter que sacrificar em nome deste amor. O que muitos não sabem, é que a intensidade do amor de uma pessoa, se mede no altar do sacrifício. Ninguém pode afirmar que ama se não estiver pronto para se sacrificar em favor da pessoa amada. O maior exemplo disto está registrado em Jo 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira (amou sacrificialmente) que deu (entrega) o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Amar é abrir mão daquilo que nos é precioso em favor da pessoa amada. Amar é doar tempo para atender as necessidades do cônjuge, do filho, do pai, da família.
O tempo que você dedica à família, ao cônjuge, ao filho e aos pais revela a intensidade do seu amor para com eles. Quando o apóstolo Paulo escreveu aos casais da igreja de Éfeso, ele disse: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,...” (Ef 5.25 Grifo do autor). O grande desafio para qualquer marido ou esposa, é perder para os dois ganhar. Ninguém gosta de abrir mão, entregar, doar, sacrificar, perder, mesmo que o fim seja o bem de todos. Por natureza o ser humano é egoísta e generosidade não faz parte da essência da natureza caída do homem. Quando Paulo diz que Cristo “...entregou a si mesmo...” como prova do seu amor, ele tinha em mente a cruz. A cruz foi a maior de todas as demonstrações do amor de Jesus pela igreja. Podemos dizer que, qualquer tipo de amor que exclua o “sacrifício”, não é amor verdadeiro.
Muitas vezes a causa da crise no relacionamento do casal ou da família, é porque já não há mais disposição para se amar sacrificialmente. O amor ágape, sacrificial, foi a marca da vida e do ministério de Jesus. Ele começou e foi até a cruz, motivado pela força deste amor que transcende qualquer outro tipo de amor.
Na jornada conjugal, na convivência com a família, Deus sempre permite que passemos por situações adversas, para que o nosso amor seja desenvolvido, testado, aferido e revelado. Na vida daqueles que são guiados pelo Senhor, nada acontece por acaso. Qual família que não experimenta a dor da enfermidade, do desemprego, da rejeição, da ingratidão, das palavras duras, das decepções com pessoas, dos acidentes de percurso. Você já ouviu falar que, é impossível haver crescimento sem dor.

Características do amor sacrificial:

1 Perde, mas não se perde;
2 É capaz de se doar, sem se perder;
2 Reconhece que para ser feliz, é preciso fazer o outro feliz;
4 Não foge do sacrifício pelo bem do outro;
5 Assume seus erros e pede perdão;
6 Busca sempre o auto-desenvolvimento;
7 Tem consciência de que a felicidade tem o seu preço.

A família é uma grande escola onde todos podem aprender o que significa amar incondicionalmente. Quando o amor sacrificial fala mais alto, todos ganham, crescem, todos vivem e celebram a unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário