sexta-feira, 24 de setembro de 2010






O Lar Cristão e o Coração (Rm 2.1) PDF Imprimir E-mail
O Lar Cristão e o Coração
 

És indesculpável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas, pois praticas as próprias coisas que condenas (Rm 2.1)

  
Ser criado num lar cristão constitui um dos maiores privilégios que o ser humano pode experimentar.  Conhecer a Cristo cedo na vida, ficar cercado por pessoas que amam a Deus e nos amam, aprender as Escrituras desde cedo—são presentes preciosos de valor inestimável.
 
Mas, para muitos de nós, também existem perigos.  Eu abracei Jesus como meu Salvador antes dos 7 anos de idade.  Não fui salvo de uma vida de violência, perversão sexual, ou vícios.  Só que, mais tarde na minha vida com Cristo, ficou difícil compreender o fato de que eu também era miserável pecador.  Por isso, às vezes a vida cristã parecia monótona e cansativa. 
 
Pode ser que não conseguimos voltar ao “primeiro amor” porque nunca tivemos um “primeiro amor”! Encontramos a salvação, sim.  Mas falta-nos a PAIXÃO da vida abundante em Cristo. A chave está no conhecimento do meu coração e suas reais necessidades, para depois apreciar a obra de Cristo por mim.
 
No livro de Romanos, Paulo faz questão de mostrar que TODOS pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23). TODOS nós somos miseráveis pecadores, e continuamos lutando contra nossa naturez pecaminosa mesmo depois de salvos (Rm 7.24)!
 
Paulo aponta ao fato de que nossa crítica e condenação dos “pecadores” ao nosso redor já constitui uma condenação da miséria do nosso coração: És indesculpável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas, pois praticas as próprias coisas que condenas…Tu, ó homem, que condenas aos que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?…tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu que pregas que não se deve furtar, furtas?  Dizes que não se deve cometer adultério, e o cometes? Abominas os ídolos, e lhes roubas os templos? (Rm 2.1,3, 21,22).
 
Minha esposa gosta de contar a história que ilustra o fato de que TODOS, inclusive as pessoas “boas” que vêm de um lar “moral”, são mortos em seus delitos e pecados sem Cristo (Ef 2.1-4).  Um cadaver congelado no Alásca é tão morto como um cadaver exposto ao sol amazônizo, mesmo que um feda mais que o outro.  “Morto” é “morto”. 
 
O problema é que muitos de nós criados em lares “morais” ou “cristãos” não reconhecemos a seriedade da nossa situação quando éramos “sem Cristo”, e mesmo agora como cristãos.  Afinal de contas, não éramos TÃO ruins como as outras pessoas.  Mas o padrão de avaliação divina não é EXTERNA, mas INTERNA; não HORIZONTAL, mas VERTICAL; não baseado em COMPARAÇÃO com aqueles ao meu redor, mas na realidade do meu CORAÇÃO.
 
Quando não sinto fome e sede de Deus e Sua Palavra; quando o culto é uma canseira; quando minha vida cristã parece rotineira e monótona; quando só pratico as “disciplinas” da vida cristã por dever e não por devoção, algo está errado.  Minha vida espiritual está doente! 
 
Existe uma boa probablidade de que o problema principal é a falta de conhecimento da necessidade do meu coração.  Mesmo como um salvo em Cristo Jesus, se eu não viver ciente da profunda carência do meu coração, dificilmente experimentarei a alegria profunda da obra de Cristo na cruz por mim.  Se eu não permanecer naquele ponto de tensão santa entre o quebrantamento pelo meu pecado e a exultação pela obra de Cristo, dificilmente encontrarei a paixão do primeiro amor por Ele. 
 
A chave está em reconhecer que sou tão pecado como qualquer outro, capaz de cometer qualquer pecado que outros cometem, mas que fui resgatado pelo sangue de Jesus.  Só assim é que podemos começar a apreciar a infinita misericórdia e graça de Deus derramada sobre mim em Cristo.
 
O CONHECIMENTO DA MISÉRIA DO MEU CORAÇÃO É O PRIMEIRO PASSO PARA SALVAÇÃO (E SANTIFICAÇÃO)!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário