quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FAMÍLIA: PRIORIDADE DE DEUS



INTRODUÇÃO: Após a criação do homem e da mulher no Éden, Deus instituiu o matrimônio e através dele, constituiu a primeira família na terra. Ela foi a primeira instituição criada sob a promessa de bênção de Deus "E Deus os abençoou e disse-lhes frutificai-vos, multiplicai-vos e enchei a terra". A partir daí, a família passou a ser o foco da atenção de Deus, passou a ser sua prioridade, o instrumento pelo qual e através do qual Ele realizaria todos os seus projetos na esfera humana, e Deus fez todas as coisas visando o bem estar da família.
    1- A PREOCUPAÇÃO DE DEUS PARA COM A FAMÍLIA DE NOÉ: (Gn 7.1,13). Durante todo período que Noé demorou para construir a arca, Diz a bíblia que ele foi um "pregoeiro da justiça", não convenceu ninguém dos seus contemporâneos, porém, ele e toda sua casa entrou na arca.  

    2 - A FAMÍLIA DE JOSUÉ: (Js 24.15). Convicto de que ele e sua família estariam seguros sob a proteção e os cuidados de Deus, disse Josué "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor".  

    - A AÇÃO DO INIMIGO CONTRA A FAMÍLIA: Sabendo que a família se tornou o foco principal da atenção de Deus na terra para a promoção do seu reino, Satanás, o adversário de Deus, também fez da família o seu alvo principal afim de desestruturá-la, arruiná-la e destruí-la. "não deis lugar ao diabo" (Ef 4.27).  
    4 - COMO PRESERVAR A FAMÍLIA SOB OS CUIDADOS DE DEUS E LONGE DAS GARRAS DO INIMIGO?  

    4-1 - OBSERVANDO E PRATICANDO A PALAVRA DE DEUS: (Mt 7.24-27). Isto é edificar a casa sobre a rocha:  
    4-1-1- O dever do marido para com a mulher: (Ef 5.25,28; 1Co 7.3-5 ).  
    4-1-2- O dever da mulher para com o marido: (Ef 5.22-24; 1Co 7.3-5).  
    4-1-3- O dever dos filhos para com os pais: (Ef 6.1-3). 4- O dever dos pais para com os filhos: (Ef 5.4).  

    4-2 - CULTIVANDO E PRATICANDO O AMOR: O amor é a base, o fundamento e a estrutura de todo e qualquer relacionamento, qualquer tipo de relacionamento estará fadado ao fracasso se não estiver fundamentado no amor (1Co 13.1-13). Seja ele: 1- Familiar: Entre cônjuges, entre pais e filhos, entre irmão naturais e parentes. 2- Cristão: Entre os membros da igreja. 3- Social: Entre as pessoas com as quais convivemos no dia a dia, no trabalho, escola, vizinhança, etc. seja amigo ou não e independente de qual seja sua profissão de fé.  

    4-३- COMO CULTIVAR E PRESERVAR O AMOR NO RELACIONAMENTO FAMILIAR, CRISTÃO E SOCIAL. 1- FAZENDO UMA AUTO-AVALIAÇÃO CONTÍNUA: É dever de todo marido, mulher, filho, filha e todo cristão, avaliar diariamente sua conduta dentro do relacionamento; pergunte sempre: Como é que estou me saindo?, será que estou contribuindo para o sucesso desse relacionamento?, será que estou priorizando o bem estar do relacionamento?, será que não estou sendo egoísta e individualista, querendo receber tudo sem querer dar nada?, será que não estou exigindo muito e oferecendo pouco?, será que não estou falando muito e ouvindo pouco ou quase nada?, será que estou cooperando com Deus para que Ele cumpra o seu propósito de bênção para com a minha família?, Tenho sido um bom esposo, uma boa esposa, um bom pai, uma boa mãe, tenho sido um bom filho, uma boa filha?, TENHO SIDO UM BOM CRISTÃO? Etc.  

    4-4- PRATICANDO A HUMILDADE: É indispensável que uma vez detectado o problema e a área de conflito familiar ou conjugal, haja humildade para reconhecer o erro e disposição para corrigir e eliminar seus equívocos, exageros e omissões no relacionamento.  

    4-5- COMUNICAÇÃO/DIÁLOGO: É imprescindível a iniciativa de procurar um ao outro (pais, filhos e cônjuges) quando surgir qualquer problema que possa desestabilisar a estrutura do relacionamento e não incorrer no distanciamento emocional, manifesto em silêncio ou agressões verbais.

    4-6- PRESENÇA NO ALTAR: É necessário que a família reserve um período no altar da oração, apresentando-se e quebrantando-se diante do Senhor, buscando o conhecimento e Deus através da leitura da sua palavra, participando ativamente das reuniões da igreja, buscando avivamento contínuo e sujeitando-se à vontade do Senhor.  

    CONCLUSÃO: Agindo dessa maneira, certamente Deus estará nos ajudando a manter um bom relacionamento familiar, cristão e social e a bênção do Senhor estará presente na nossa vida.

    2 comentários:

    1. Paz,

      Parabéns pelo lindo trabalho e pelas postagens.
      Que cada vez mais o Senhor acrescente em sua vida.
      Um grande abraço.

      Pra. Nana Van Vessen
      http://palavradevida.wordpress.com

      ResponderExcluir
    2. Deus está te usando poderosamente, eu fico a imaginar, quantas pessoas não estão passando por dificuldades em seus lares, assim como eu, e ao buscar a palavra, para ser aplicada, encontra seu blog. Obrigada, por hoje, você estar sendo o instrumento de Deus para me ensinar e mostrar através de seus ensinamentos, onde devo melhorar e trabalhar isso na vida da minha familia.
      Graça e Paz
      Carolina B. E. Segura

      ResponderExcluir