segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

 


Lemos no velho testamento, mais especificamente no livro de 1 Samuel, que Deus mandou Saul destruir o Ameleque e tudo o que ele possuía. A palavra de Deus diz que Saul desobedeceu aquilo que Deus ordenara e destruiu apenas aquilo que era vil e desprezível. Saul Poupou Agague, rei dos amalequitas e o melhor do gado, ovelhas, melhor que havia. Depois que ele poupou desobedecendo a Deus, ofereceu a Deus aquilo que sobrara…
Então ele queria cultuar a Deus com desobediência, com pecado – a bíblia diz (1Sm 15.22) “Tem porventura Deus prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto em que se obedeça a sua palavra – obedecer é melhor do que sacrificar – rebelião é como pecado de feitiçaria – obstinação é como culto a ídolos – rejeitou a palavra, rejeitou a Ti.
Os quatro pecados de Saul foram a desobediência, revolta, teimosia, rejeição. E mesmo assim ele queria colocar-se diante de Deus; e Ele o rejeitou.
E a palavra diz , no capítulo 15 do mesmo livro,que Saul é rejeitado e no capítulo 16, Deus manda o profeta Samuel ir a casa de Jessé para ungir outro rei. E disse o Senhor (Sm 16.6): “O senhor não vê como o homem vê, o homem vê o exterior, mas Deus vê o coração”. E a bíblia diz que Jessé fez passar os 7 filhos diante de Samuel. E Deus disse: “Não é nenhum desses aí”. Samuel questiona: “Não tem mais nenhum por aí?” Jessé respondeu: “Existe o mais moço que está apascentando ovelhas”. E disse Deus a Samuel: “É esse!”. Um jovem… um adolescente!
No versículo 13 lemos que Samuel tomou o chifre do azeite e ungiu no meio dos seus irmãos e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apossou de Davi.
Porque Davi foi um homem segundo o coração de Deus? Quais são as características de um homem, mulher, ser humano, pessoa, jovem ou adolescente adolescente para agir segundo o coração de Deus? Marcas inconfundíveis, fundamentais?
1) Cheio do Espírito Santo. Cheio do poder – luz de Deus, unção – poder que o capacita, ilumina, consola, fortalece, instrui, faz amar a Deus acima de todas as coisas. Nós vimos que Deus ungiu Davi e a partir daí o Espírito se apossou dele. Davi não apenas possuía o Espírito, mais o Espírito possuía Davi. Havia ali unção, alegria, determinação, energia do céu de um Deus todo poderoso agindo no seu coração.
Davi foi segundo o coração de Deus por que era fiel nas pequenas coisas. Se você quer fazer grandes coisas, seja fiel nas pequenas. Se você quer ser usado com poder na frente dos outros, busque o poder quando ninguém está olhando… lá no escurinho, lá com os amigos do mundo, lá onde ninguém vê… Qual o seu testemunho? Tem gente infelizmente dando por aí um TRISTEMUNHO.
Deus nunca vai te colocar pra fazer grandes coisas se você é omisso, infiel, desobediente nas pequenas determinações e trabalhos que Deus coloca diante da sua vida.
A bíblia diz que Davi era fiel apascentando ovelhas, cuidando. E diz que Deus o ungiu com poder do alto para capacitação da obra. Ninguém pode ser segundo o coração de Deus se esse mesmo Deus não habitar em sua vida em toda a plenitude. Eu creio que uma das maiores perdas da igreja hoje é a perda da plenitude espiritual. O Espírito Santo veio para ficar pra sempre conosco e nos guiar em toda a verdade. Ele nos guia. Muitas pessoas que sentam nos bancos das igrejas hoje se guiam sozinhas.
Nós vimos que Davi foi ungido pelo poder do ES. E quando nós não somos ungidos pelo poder do ES não temos poder contra o pecado – alegria – paz – determinação – força pra agir, pregar, testemunhar, viver aquilo já determinou pra nossa vida…
A palavra de Deus diz que Davi foi ungido – é a primeira e grande perspectiva de uma vida pra ser usada pelo Senhor. Deus já conhecia a Davi – Se Davi dependesse dos outros pra ser ungido, jamais isso aconteceria!
Até o pai de Davi nunca podia imaginar que Deus iria usa-lo. Nem sequer o chamou! Samuel teve que perguntar: “Tem mais alguém?”
Pode ser você meu irmão que todo mundo já perdeu a esperança – família, amigos, igreja, presbitério, você mesmo!!
Mas Deus não perde a esperança que tem em você em nome de Jesus… por menor que seja – de fato muito simples! Deus pode fazer de você um homem, jovem ou adolescente segundo o Seu coração.
Davi era simples – tão simples que o pai nem o chamou se não fosse mandado pelo profeta. Os irmãos não o consideravam, mas Deus o considerava.
Quero falar pra você que Deus te conhece – e Deus quer ungir vc, capacitar vc com toda a plenitude do Espírito Santo! Deus sabe se você é fiel nas pequenas coisas ou não. Se você for, ele vai te dar grandes coisas.
2) Davi o adorava em espírito e em verdade; oferecia a Deus o perfeito louvor e adoração. Ele não apenas tocava, cantava, falava com a voz – ele adorava – falava com o coração.
A bíblia diz em 1 Samuel 16 “Saul era atormentado por um espírito maligno do diabo. Buscai um homem que saiba tocar harpa. Tem que ser ungido, tem que ser de Deus”. No versículo 18: “conheço um homem que sabe tocar. É forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; O SENHOR É COM ELE.”
Amados, Davi já estava sendo reconhecido pelo louvor e adoração que ele prestava a Deus. Pela sua vida, santidade, pureza, determinação e habilidade.
Quando Davi começava a tocar harpa havia libertação. Os espíritos se retiravam para bem longe, não agüentavam o louvor, ungido, habilidoso, santo, que partia do coração. O poder não estava na harpa, o poder estava em quem tocava a instrumento!
Davi tocava, o espírito se retirava, Saul era aliviado, Deus era louvado – segundo o coração de Deus. Davi foi um instrumento de libertação das pessoas.
Pra você ser segundo coração de Deus é a sua vida que louva a Deus. Não são os instrumentos, a voz, a coreografia, a postura, não… é a sua vida – seu coração.
A palavra diz que onde Davi adorava o nome de Deus era exaltado.
Um pastor conta que esteve pregando em Irecê na Bahia, em um ginásio repleto de gente com várias bandas. Muito barulho realmente. Passaram o violão para um servo de Deus… uma pessoa que ninguém conhecia. Começou a adorar a Deus, glorificar a Jesus – de repente mudou o clima: o povo começou a adorar a Deus! Havia uma presença do Senhor ali, no meio do povo… unção pura! Unção é poder de Deus derramado em nossas vidas que nos capacita a sermos segundo o seu coração. O primeiro conjunto apresentou: foi um show! Havia habilidade; mas não havia sensibilidade e unção. Precisamos no louvor de unção! Poder de libertar o povo.
O homem segundo o coração de Deus quando louva, louva com a vida, santidade. Não só aqui na frente, mas aí no banco também. Quando você louva, canta, toca, você realmente faz de coração?
A vida de Davi fazia diferença
Eu espero que vc saia daqui hoje abençoado, em nome de Jesus…

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário