sábado, 2 de outubro de 2010



Pergunta: MEUS FILHOS NÃO ME OBEDECEM NEM RESPEITAM. O QUE POSSO FAZER?

 Quando seus filhos não lhe obedecem ou não a respeitam, considere uma nova abordagem ouvindo o que eles têm a lhe dizer. Fiquei impressionado com um livro intitulado Relief for Hurting Parentes (Alívio Para Pais Sofredores), por Buddy Scott. Um dos conceitos apresentados é que nossos filhos nos ensinam o que fazer e como reagir por suas ações. Esta pode ser uma idéia nova para você. Eis aqui alguns exemplos, e note como as con­seqüências estão de acordo com a ofensa:
Filhos que nos ensinam que não podemos confiar neles quando estão fora de nossas vistas precisam permanecer sob nossas vistas (em casa e mais vigiados).
Filhos que nos ensinam que dão uma festa em nossa casa quando nós, os pais, estivermos fora da cidade não podem mais receber a confiança de ficar sozinhos em casa.
Filhos que nos ensinam que não podemos confiar no que nos dizem precisam entender que estaremos averiguando quase tudo o que nos disserem.
Filhos que nos ensinam que não pode­mos confiar neles para permanecer sóbrios precisam não ter mais permis­são para dirigir o carro da família (ou o carro pelo qual assumimos respon­sabilidade conjunta).
Filhos que nos ensinam que permitirão que suas notas caiam precisam ser supervisionados mais de perto em seus estudos, precisam assistir a menos TV e brincar menos com jogos de vídeo, e precisam receber averiguação mais freqüente na escola.
Filhos que nos ensinam que usarão sua privacidade para planejar coisas contra os valores morais da família precisam ter sua privacidade invadida para poderem ser vigiados mais de perto.
Filhos que nos ensinam que usarão o telefone em seus quartos para conver­sar com a turma errada terão seus aparelhos removidos do quarto.
Filhos que nos ensinam que precisam de aconselhamento, terão aconselhamento providenciado.
Filhos que nos ensinam que não estão fazendo o esforço de se lembrar de pegar o dinheiro para o lanche precisam solucionar sua própria fome sem mamãe ou papai ir até a escola.
  Filhos que nos ensinam que não estão fazendo o esforço de colocar sua roupa suja na cesta de roupa suja precisam lavar suas próprias roupas aquela semana.
Filhos que nos ensinam que não estão levando a sério suas tarefas precisam postergar suas próprias atividades (privilégios na família) até que as tarefas tenham sido completadas.
Este conceito precisa ser explicado a seu filho. As crianças têm o poder de tornar as coisas melhores para si mesmas e quando o tiverem percebido, talvez seu mau comportamento seja afetado.
Segue-se um exemplo disto:
Davi, sua mãe e eu descobrimos como rotular o que tem acontecido em nossa casa. Você é o professor, e nós os alunos que reagem. Estamos reagindo ao que você nos tem ensinado com as atitudes e ações que nos tem mostrado.
Ora, nós dois queremos a mesma coisa. Você quer mais liberdade e privilégios, e queremos essas coisas para você. Queremos poder confiar em você o suficiente para lhe dar mais indepen­dência. Nosso sonho durante todos estes anos tem sido o de criar filhos dignos de confiança.
Como professor, Davi, você é quem manda. Se escolher nos ensinar a confiar em você, reagiremos confiando em você.
Se escolher nos ensinar a desconfiar de você, reagiremos fazendo uma porção de perguntas e averiguando as coisas. Se escolhemos ensinar a não confiar em você, reagiremos não deixando você sair de casa a fim de podermos supervisionar você mais de perto e lhe dar a oportunidade de nos ensinar a confiar em você de novo.
Faremos qualquer coisa que nos ensinar. Seremos sensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário