sábado, 2 de outubro de 2010



A disciplina é a pedagogia do amor
"É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha" (Pv 29.15 - BNLH)
Com razão disse o escritor Henry Cloud: "O objetivo principal da criação dos filhos é a formação do seu caráter"; e a disciplina é vital nesse processo. A Bíblia diz, no livro de Provérbios: "Não retires a disciplina da criança..." (Pv 23.13). Toda criança é astuta por natureza desde o nascimento. O que os pais precisam saber é que o resultado do excesso de carinho sem disciplina é a formação de um filho "delinqüente".
Vejamos quais são alguns dos benefícios da disciplina:
w Desenvolve o senso de responsabilidade e respeito à autoridade;
w Ensina que limites existem para serem respeitados;
w Contribui na formação de um caráter íntegro; e
w Ensina a obediência e a submissão.
w que é necessário para que a disciplina seja aplicada com eficiência?
w Aplique-a com equilíbrio;
w Deixe claro para o filho que a disciplina é um ato de amor;
w Aplique a disciplina de modo lúcido;
w Nunca discipline seu filho publicamente, expondo-o à vergonha. Essse                   tipo de disciplina produz efeito contrário;
w Após a disciplina, ore com o seu filho; e
w Não anule a disciplina que foi aplicada ao filho pelo cônjuge.
Um pergunta comum que a maioria dos pais faz é esta: "Quando o filho adolescente dá algum motivo, os pais devem aplicar a disciplina fazendo uso da "vara", no sentido literal?
 O Dr. James Dobson, em seu livro Ouse Disciplinar, diz que:  "Os pais não devem surrar um filho adolescente". Os adolescentes desejam, desesperadamente, ser considerados como adultos. Eles se ressentem demais quando são tratados como crianças. A surra é o máximo do insulto.  A disciplina aplicada para os adolescentes deve envolver a perda de privilégios, a privação financeira e outras formas relacionadas de retribuição não-física.
O apóstolo Paulo, instruindo os pais da igreja de Éfeso, escreveu: "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira,  mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" (Ef 6.4). É através da forma de como você aplica a disciplina no seu filho que ele vai conseguir entender que o que você fez foi um ato de amor.  Há um versículo no livro de Provérbios que diz: "Disciplina o teu filho enquanto há esperança ..." (Pv 19.18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário