sábado, 2 de outubro de 2010



A importância de um PAI-AMIGO

"... há um amigo mais chegado do que um irmão" (Pv 18.24)

Quem tem o pai como o seu melhor amigo tem um tesouro de valor incalculável. A família precisa ser uma comunidade de amigos. Se todos os pais soubessem que relacionamento vem antes de regras, teríamos filhos menos rebeldes e famílias vivendo bem melhor. O filho precisa ver no pai as marcas de um amigo autêntico. Como descrever um autêntico amigo? Amigo é aquele que ouve com interesse e sensibilidade, compreende, confronta com a verdade, estende a mão, não desiste com facilidade do outro, abraça, sofre junto, motiva, aconselha, compartilha sonhos, etc. Você tem sido amigo pessoal do seu filho?
Alguém disse que amigos são como árvores frondosas que, em tempos difíceis, oferecem sombra e frutos. Porém, só os têm quem planta a semente da amizade. O lar é o melhor terreno para se plantar a semente da amizade. Só tem amigos quem sabe ser amigo. É triste quando um filho diz: "Meu pai nunca se preocupou em ser meu amigo, ele tem tempo para tudo e todos, menos para me ouvir".
    Algumas perguntas para você refletir:
·      É comum você participar de programas elaborados pelo filho, como uma pescaria, um jogo de futebol, um campeonato de pingue-pongue, um passeio ecológico, etc?
·      Os amigos do seu filho são bem recebidos por você quando vão à sua casa?
·      O seu filho tem liberdade para conversar sobre qualquer assunto com você?
·      Você dá atenção especial quando percebe que o seu filho está vivendo um momento turbulento em alguma área da vida dele?
·      Você já chorou com o seu filho algum dia?
·      As escolhas e as decisões que o seu filho toma são influenciadas por você?
          Lembre-se que, assim como leva um bom tempo entre plantar uma semente e ter uma grande árvore, construir um relacionamento de amizade com o filho também requer tempo, paciência e dedicação.
        O seu filho pode dizer hoje: "Meu pai é o meu melhor amigo"?
        Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário