quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CALMA NA HORA DA TEMPESTADE


 ”Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação” (Isaías 12:2).
Uma senhora idosa saiu de Buffalo, em um navio, para visitar uma filha que morava em Cleveland.  Durante o percurso, uma forte tempestade os atingiu e muitos passageiros, temendo a morte, se reuniram em oração.  Apenas a senhora idosa parecia indiferente à situação quando assentou-se para orar junto aos demais.  Depois que a tempestade passou, alguns dos passageiros estavam ávidos por saber o segredo de sua tranquilidade.  Eles se colocaram ao redor dela e lhe perguntaram a razão de tão grande calma.
 ”Bem, meus amigos queridos”, ela respondeu, “É muito simples.  Eu tenho duas filhas.  Uma está morta e mora no céu.  A outra vive em Cleveland.  Quando a tempestade surgiu, eu me perguntei qual delas eu poderia visitar primeiro — a de Cleveland ou a que está no céu.  E eu acabei deixando isto por conta do Senhor.
Eu estaria feliz em ver todas as duas”.
Até que ponto temos mantido a tranquilidade diante das circunstâncias difíceis que enfrentamos neste mundo?  Temos dominado a ansiedade, aguardando com alegria e paciência as orientações do Senhor, aceitando Suas decisões como o que de melhor poderia acontecer em nossas vidas ou ainda nos mostramos apressados, buscando nossa própria vontade, mesmo que venhamos a nos arrepender por atitudes equivocadas?
Temos sido cristãos apenas da boca para fora ou o nosso coração confia realmente em Cristo como Senhor de nossas vidas?  Como filhos de Deus, temos obedecido à Sua Palavra ou a buscamos apenas quando estamos em apuros e precisando de um socorro urgente?
Quando o Senhor está em nosso coração, experimentamos calma nas horas boas e más, na tranquilidade de um dia ensolarado e sob as fortes intempéries da vida, nos momentos de abundância e também de grande carências.
O que faz a diferença é Deus.  Nada mais importa se eu ponho minha confiança nEle.

JOVENS, DEUS TE CHAMA!


Jovens- Escuta, Deus te chama !

Passagem Chave: Gênesis 12:1-8.

Seguramente Abraão se encontrava muito acomodado com sua família e suas endas, até o dia em que Deus lhe chamou, e quando Deus chama, nós não podemos nos fazer de desentendidos. Sabe…, Deus nunca chama a alguém para fazê-lo perder tempo. Quando Ele chama sempre é com um propósito.
Primeiro, Deus te chamou para que sejas salvo, para que receba vida eterna e perdão de seus pecados. Para que tenha uma relação pessoal com Jesus, e principalmente , Ele te chama, para que você se comprometa intensamente com sua vida e com seu reino; e em troca de seu compromisso Ele te promete abençoa-lo em todas as áreas de sua vida, Deus te chama, não te faça de desentendido!
Nem tudo foi agradavél para Abraão, porque houve algo em que ele não obedeceu o chamado de Deus. Qual foi essa excessão? (12:4-5)
Abraão continua sua viagem e novamente se Deus se apresenta a Ele e esclarece mais as coisas. Abraão entaõ, levanta um altar(12:7). O altar é um símbolo de comunhão. Levanta-se um altar cada vez que te humilhas diante de Deus, cada vez que o adora, cada vez que renuncias por amor tudo aquilo que afeta negativamente a sua vida, cada vez que o busca em oração. Mas ainda há algo mais,Onde instala sua tenda e o que faz?( 12:8)
Sabia que Betel significa “Casa de Deus” e que Ai significa “Ruína”?
E ele acampou entre os dois lugares! Se suas decisões eram corretas iria para a “Casa de Deus”, mas se seuas decisões fossem erradas, lhe conduziria para a “ruína”.
Deus chamou a Abraão e lhe prometeu abençoa-lo e multiplicá-lo, e em troca, ele teria que deixar sua terra(onde praticavam o culto de adoração a lua), sua parentela e a casa de seu pai (todos eles ficaram em Harã para continuar a prática daquele culto), porque Deus queria começar algo exclusivamente novo com ele e sua esposa.
Pensa um pouco em você mesmo. Pensa em suas amizades, diversões, sentimentos, projetos futuros, pecados, música,hobbies, TV,videogames, conversações,vicíos, sexos…Quais são as coisas que estão te impedindo de seguir o chamado de Deus para a sua vida? E que coisas, “sim ou sim”, que deveria deixar porque podem conduzi-lo para a ruína?
“Deixar” não significa tornar-se “tonto”, “bobo”, ou “careta”, ao contrário quanto mais lugar você der a Deus em sua vida privada ( e pública), mais aprenderá a disfrutar com liberdade de todas as coisas (e pessoas) que sejam curadas e santas.
Pense:
Deus te chamou porque tem propósitos muito forte pra você, mas é necessário que renuncie o tudo que atrapalhe sua relação entre você e Ele. Não são só os amigos ou lugares que frequenta que são esse empecilho, mas e sua maneira de pensar? E as coisas que sente? Especialmente quando você questiona a Deus e não deseja obedecê-lo em tudo.
Seguir o chamado de Deus, é muito mais que fazer algo na igreja, é estar comprometido com sua santidade todos os dias.

PALAVRA DE DEUS ARMA PODEROSA


Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. 2 CORÍNTIOS 10.4
Apesar de termos sido feitos novas criaturas – criados por Deus em Cristo Jesus – tirados da autoridade de Satanás -vivemos em um mundo governado por Satanás.
A Bíblia chama Satanás de o deus deste século (2 Co 4.4). Satanás também é chamado o príncipe das potestades do ar (Ef 2.2). Cristo chamou Satanás de o príncipe deste mundo(Jo 12.31; 14.30; 16.11).
Segundo a Palavra de Deus, o próprio ar está repleto de forças hostis que procuram destruir nossa comunhão com o Pai e prique var-nos da nossa utilidade no serviço do Mestre.
No entanto, nosso Deus, na Sua grande provisão e plano redentor, deu- nos uma arma para usar contra Satanás. A arma nos é dada não somente para nosso proveito, mas também para o benefício das pessoas ao nosso redor que são dominadas por Satanás. A arma é o Nome de Jesus!
Confissão: “As armas da minha luta já não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas. Eu destruirei, com o poderoso Nome de Jesus, as fortalezas que as forças de Satanás construíram. Satanás não é páreo para este Nome. Este Nome é uma arma poderosa que me é dada para enfrentar as forças do inimigo”.
Kenneth Hagin

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O VERDADEIRO AMOR

 

O médico pergunta ao velhinho: - Por que a pressa?
E ele respondeu:
- Todos os dias neste horário vou visitar minha esposa que está em um asilo.
E o médico comentou:
- Que bacana! Então vocês matam as saudades, batem papo, namoram um pouquinho!
E o velhinho diz:
- Não! Ela não me reconhece mais, por causa de sua doença.
O médico surpreso então pergunta:
- Mas por que então tanta pressa para vê-la, já que não o reconhece mais?
E com um sorriso no rosto, o velhinho responde:
- Mas eu a reconheço! Eu sei quem ela é e o que representa na minha vida a tantos anos.
Por isso todos os dias eu a reconquisto, como se cada conquista fosse única e verdadeira.
Este é o verdadeiro amor!

O SIGNIFICADO DA SUBMISSÃO

 


"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos..." Efésios 5.22-33
Foi Deus quem criou o casamento e sem Ele não há como o matrimônio dar certo. Existem alguns sinais que devem ser observados antes das pessoas se casarem. Se um casal vive brigando antes de casar-se, terá tudo para dar errado.
Muitas pessoas se casam em pé de guerra e para resolver a situação precisam entrar num denominador comum, abrindo mão de vontades, da razão, cedendo para o outro. Quando o casal aceita o que Deus falou, os dois tornam-se um.
A palavra submissão no versículo 22 significa coadjuvante, auxiliar.
A mulher é a subcomandante do lar, muitas assumem o papel de comandante, porque seus pais foram omissos e as mesmas tendem a querer sempre a dominar a situação. Em contrapartida há homens que para viver bem, se anulam. Quando isso acontece, não há alegria, harmonia, porque o casal não se misturou. O casamento que Deus idealizou não é esse.
Por causa de Jesus, a mulher deve ser o sub-comandante, mesmo que esteja acostumada a mandar no serviço, ou em qualquer outro lugar.
Se você mulher encontra-se nessa situação, ore, faça como o Rei Ezequias que colocou diante do Senhor as suas justificativas e alcançou favor de Deus, porque ele agia corretamente. Deus não premia a desobediência. Esposa seja submissa, se seu marido age mal, coloque-o diante de Deus. O Senhor é justiça!
No casamento, o cabeça é o marido, e na igreja, o cabeça é Cristo, isso significa que não podemos fazer tudo que desejamos.
Um pastor numa grande igreja em Belo Horizonte, há algum tempo atrás, resolveu trocar o suco de uva da Santa Ceia por caldo de cana. Essa igreja era maior que a Lagoinha e hoje não tem 300 membros. Ninguém admoestou esse pastor quanto ao seu ato de desobediência à palavra. A igreja é do Senhor Jesus, não é do pastor.
Se Cristo for o cabeça da sua casa, ele salva o corpo. Mulheres fiquem calmas, Deus milita em seu favor, na hora certa Ele entrará com providência.
Ter uma vida conjugal abençoada é sinônimo de querer fazer o que Deus mandou.
Que Deus te abençoe!
Jorge Linhares

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

 CONVITE ESPECIAL- CULTO DA FAMÍLIA

TEMA: ÁGUAS

" Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz". Salmos 36:9.

Culto especial do Ministério da família- Último do ano!
Venha paticipar conosco deste momento tão especial para nós- Somos gratos ao nosso Deus por tudo que ELE fez por nós durante estes dois anos em que estivemos a frente deste serviço!
Contamoscom você e sua família!

Local: Igreja Batista Missionária Central
Rua Beberibe, 02, Primeira entrada do José e Maria, ao lado da nova Opcão Transportes em ffrente a Clinical Center.
Data: 09/10/11 ás 18h

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VERDADEIRO TESOURO

Um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia e pensava:
“Se tivesse um carro novo, seria feliz…
“Se tivesse uma casa grande, seria feliz…
“Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz……
“Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz…
Nesse momento, tropeçou em uma pequena sacola cheia de pedras e começou jogá-las uma a uma no mar.
E a cada vez dizia: “Seria feliz se tivesse…“ Assim fez até que restou apenas uma pedrinha, que decidiu guardar.
Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.
Quantos diamantes teria jogado ao mar sem parar para pensar?
Muitas vezes nós também jogamos fora nossos preciosos tesouros, esperando o que acreditamos ser perfeito.
“Se você ainda não pode ter o que sonha, Dê valor e ame o que você tem!”

CONSELHOS QUE TRANSFORMAM SEU CASAMENTO

 

O que vale mais no relacionamento de casal não é quem está certo, mas o que está certo.
1. Vigie sempre o seu coração.
“Haverá momentos no seu casamento em que você terá a impressão que casou com a pessoa errada. É nesse tempo que pode haver um esfriamento do amor”.
Verifique com freqüência os movimentos da sua alma, supervisione o seu coração, faça perguntas para você mesmo. Quando isso começou? Por que eu passei a enxergá-lo (a) desta forma? O que me atraia que não me atrai mais nele (a)? Se eu sempre o (a) amei, por que estou em dúvida hoje?
Amar é mais do que um sentimento, é uma decisão. A saída para qualquer crise no amor é a oração e a leitura da Palavra. Orar é reconhecer que quando Deus assume o controle da nossa vida, ele corrige aquilo que está errado em nós. Nas minhas orações eu sempre peço ao Senhor que me ensine a amar minha esposa como Cristo ama a igreja e aos meus filhos como Ele nos ama. Ler a Bíblia é manter os olhos na bússola de Deus para não se perder na caminhada.
Já ouvi muitos maridos e esposas dizendo: “Estou angustiado (a) no meu casamento, a impressão que tenho é que não amo mais meu cônjuge”. Quando isso acontece, o homem ou a mulher tem que perguntar para si mesmo: Nós nos amávamos quando começamos a construção do relacionamento conjugal? Todo efeito tem uma causa. Será que este esfriamento do amor não foi porque de repente os meus olhos mudaram de foco, de direção? Será que eu parei de colher por que deixei de semear o melhor de mim no meu cônjuge? Será que a falta de diálogo fez crescer uma barreira entre nós e hoje estamos juntos, porém separados na alma? Será que eu permiti que outra pessoa ocupasse em meu coração o lugar que por direito é exclusivo do meu cônjuge? As respostas para estas perguntas podem ajudar aqueles que precisam superar a crise do amor. Jesus disse para a igreja que estava em Éfeso uma frase que muitos gostariam de dizer para o cônjuge: “Alguma coisa esta errada: você não me ama como no princípio! Pense naqueles tempos do seu primeiro amor, como está diferente agora! E volte-se para mim outra vez…” (Ap 2:4,5 – Bíblia Viva).
A maioria dos casamentos cansados tem como causa principal o esfriamento do amor. Hoje é um dia oportuno para você colocar o termômetro no coração e conferir a temperatura do seu amor pelo cônjuge.
Pr. Josué Gonçalves

MEU NAMORO É DA VONTADE DE DEUS?

 

Volta é e meia ouvimos dos casais enamorados dúvidas do tipo: será que o meu namoro é da vontade de Deus?  Como posso ter certeza de que Deus está abençoando o meu relacionamento?  Ou ainda, como saber se esta ou aquela pessoa é a que Deus separou para mim?  A luz destes questionamentos desejo fornecer de forma prática e objetiva algumas dicas para se descobrir se o seu namoro é da vontade de Deus:

1- A Paz de Deus.  As Escrituras afirmam que a paz deve ser o árbitro em nossos corações “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração” (Col.  3:15).  O árbitro é aquele que resolve uma questão, que direciona, que mostra a verdade.  Em outras palavras isto significa dizer que a paz de Cristo deve ser observada como um dos indicativos de que o relacionamento em questão é ou não da vontade de Deus.  Assim, se o namoro rouba paz, ou leva a pessoa a ficar distante de Deus, trazendo ao coração inquietação ou perturbação, cuidado, é porque algo está errado.  Vale a pena ressaltar que lutas, problemas e obstáculos sempre existirão.  Todavia, se o relacionamento descaradamente lhe tem roubado a sua paz interior, como também a sua comunhão com Deus, seja isto talvez um grande indício que de o Senhor não está nesse relacionamento.
2- Minha família aprova?  Um fator que deve ser observado é se a família aprova o namoro.  Conheço inúmeros casos de namorados que enfrentaram seus pais e familiares e que tiveram problemas seriíssimos.  Ora, por favor, pare e pense: Se a família não aprova o relacionamento agora quando não se tem tantos problemas, imagine depois de casado e com filhos.  Isto posto, sou levado a acreditar que a opinião dos pais ou filhos devem ser levado em consideração.
3- E o meu pastor?  O que tem a dizer?  A pós-modernidade trouxe a baila um conceito que mais do que nunca tem norteado negativamente a nossa sociedade.  É comum ouvirmos por aí: “A vida é minha, faço o que quero e não tenho que dar satisfação a absolutamente ninguém.” Infelizmente, em nome de uma independência burra e ensimesmada muitos casais começam a namorar sem ouvir a opinião de seus pastores e líderes.  Ora, é claro que os pastores não podem e nem tampouco tem o direito de determinar se o namoro deve ou não acontecer, entretanto, não consultá-los e ouvi-los é um erro gravíssimo.  Creio que os “apaixonados” ao decidirem compartilhar com o conselheiro ou pastor sobre a possibilidade de se namorar alguém, demonstra maturidade e disposição de se fazer a vontade de Deus.
4- Existe jugo desigual?  O namoro e o casamento devem ocorrer entre pessoas que estejam em igualdade de situações.  O fato de existir discrepâncias espirituais, sociais e culturais pode proporcionar um seriíssimo problema relacional entre aqueles que se gostam.  Em um relacionamento onde uma pessoa possui escolaridade ou bagagem cultural bem maior do que a outra, a possibilidade de se vivenciar problemas é potencializado de forma substancial.  Além disso, o jugo desigual pode caracterizar-se pela diferença de idade entre o casal.  Em boa parte dos casos onde a diferença etária ultrapassa os quinze anos as chances de problemas são absurdamente significativas.
5- Existe afinidade mútua de valores e conceitos?  Os que namoram precisam ter em comum os mesmos valores e conceitos.  Na verdade, ambos precisam enxergar os padrões bíblicos de moral e decência de modo uniforme.  Em outras palavras isto significa dizer que ambos necessitam estar dispostos a viver e relacionar-se um com o outro de forma pura e santa.
Caro leitor, ao responder negativamente duas ou mais destas perguntas, acredito que você deva refletir se vale a pena desenvolver no coração expectativas de frutificação com aquele que tem se relacionado.
Lembre-se que que namoro é coisa séria e que tomar decisões erradas pode lhe trazer consequências funestas.
Pense nisso!

JOVENS: SINTO MEDO

Jovens: Sinto Medo

Jovens: Sinto Medo

Passagem : Isaías 43:1-5.
Há medos naturais que nos colocam em alerta diante de um perigo, e há medos imaginários, irreais, que nos escravizam e não  nos permitem  desenvolver nossas capacidades e nem alcançar nossos sonhos.
Medos Naturais podem ser:
Alguém te seguindo enquanto você caminha sozinha na noite, ou ainda quando você atravessa um jardim e de repente um cachorro sai latindo atrás de você. Se seu bairro se converteu em uma zona perigosa e anda cuidadosa quando saí de casa.
Medos irreias e imaginários podem ser:
Todos me vão abandonar. Talvez não me aceitam como sou. E se eu fracasso na escola? Se faço ridículo diante das pessoas?
E se meu pai ficar sem trabalho? o que vai acontecer com nós? Será que um dia terei um namorado que me ame realmente?
Sabe porque chamamos de medos irreais ou imaginários? Porque são idéias habilmente introduzidas por Satanás em nossas mentes para angustiarnos e nos trazer insegurança. São temores sem base real, que produzem ansiedade e nervosismo, tirando a paz e a alegria de viver.
De noite não pode descansar bem por medo do que está pensando ou sentindo.
O temor acontece cada vez que você acredite nas mentiras de Satanás, esperando que aconteça o que ele anuncia.Você coloca sua fé nas mentiras dele, ao invés de colocar sua fé na Palavra poderosa de Deus.
Leia Filipenses 4:6-9. No verso 6 Paulo disse: “Não estejais inquietos por coisa alguma”
E agora leia Isaias 43:1-5 Não temas, porque estou contigo!
Diga a Deus quais são os seus medos, fale de tuas preocupações, desabafe para Ele, e a sua paz que está além de seu entendimento, guardará seu coração e sua mente. Esta promessa não significa que tudo se resolvera imediatamente, mas ao colocar sua fé na Palavra de Deus, deixarás de acreditar nas mentiras do maligno, e ao pensar no que é correto, verdadeiro, puro, amavél e bom, deixará de pensar em seu medo e este desaparecerá.
Deus te da paz, porque Ele é Deus de paz
Cada vez que  sintas medo, foque na Palavra de Deus e a declare. Recuze em nome de Jesus as mentiras do maligno. Deus guardará teu coração com a sua paz.
Pense:
Do que eu tenho medo? É um temor natural ou irreal?
Em que área específica de sua vida necessita a paz de Deus hoje? Pratique o que você aprendeu hoje!

COMO TREINAR UM FILHO PARA SER VENCEDOR?

C





Treine seu filho para ser um vencedor
"Os nossos filhos precisam conhecer o preço da vitória. O sucesso não é
obra do acaso. Ele tem o seu preço"
Criar um ambiente no lar que favoreça o crescimento do seu filho para o sucesso é um fator determinante. Isso porque o homem é semelhante a uma planta que, para crescer e produzir frutos, precisa de solo fértil, de sol, de água e de cultivo. Lembre-se, dentro de cada ser humano está a semente da vitória. Quando a família se preocupa em criar um ambiente que seja um "solo fértil" para que o filho desenvolva o seu potencial e busque o seu objetivo, o sucesso é celebrado.
Há uma frase que sempre uso no encerramento do meu programa de TV: "Você nasceu para vencer!" Viver com essa consciência faz toda a diferença, porque o homem é aquilo que pensa. Logo, temos que pensar sempre como um vencedor.
Sabemos que a trajetória de um vencedor depende muito da sua forma de pensar, porém, só pensar positivamente não é o suficiente. Para ser uma pessoa de sucesso é necessário vocação, preparo, oportunidade, dedicação, integridade e muito trabalho.
· Vocação - A grande preocupação dos pais sempre foi esta: "Qual é a vocação do meu filho? O que ele vai ser, profissionalmente falando?" Algumas pessoas, quando ainda crianças já revelam qual é a sua vocação. Conheço médicos, dentistas, professores, engenheiros que, nas brincadeiras com outros amiguinhos, quando crianças, já demonstravam o que seriam no futuro. Porém, há pessoas que só descobriram qual era a sua vocação na fase adulta. Recentemente, conversei com um jovem advogado que, depois de ter se formado em direito e exercer a profissão por seis anos, abriu mão do seu escritório para voltar a estudar. Dessa vez, fez o que realmente tem a ver com a sua vocação: medicina. No caso desse jovem, dá para perceber o quanto ele é apaixonado por tudo o que envolve o corpo humano. Descobrir qual é a vocação é um passo importante para o sucesso profissional.
· Preparo - O que fazer com um filho que não gosta de estudar? Esse é um grande desafio de muitos pais. Conheço alguns que chegam a pagar a melhor escola para o filho, porém, o mesmo continua não gostando de estudar. É preciso incutir na mente da criança que o estudo é imprescindível para quem deseja alcançar objetivos elevados na vida. O escritor Maik Murdoque, em uma de suas palestras, disse: "Faça o que você não gosta hoje para ter o que lhe dá prazer amanhã". Os pais devem ser criteriosos, exigentes e firmes com o filho quanto aos estudos. Amanhã, com certeza, eles vão agradecer. Não basta talento, pois a exigência do mercado de trabalho de hoje é altamente competitiva. O diploma é essencial.
· Oportunidade - As oportunidades se abrem para as pessoas visionárias. Visão é a capacidade de enxergar o que a maioria não consegue. Os vencedores conseguem ver oportunidades nas dificuldades e, por isso, transformam "desvantagens" em "dez vantagens". Quando lemos a história de José do Egito, aprendemos que nos lugares mais improváveis o homem de "visão" pode superar os obstáculos e vencer de forma surpreendente. O que os nossos filhos precisam saber sobre as oportunidades: 1) Muitas oportunidades são únicas na vida; 2) As oportunidades sempre nascem para os que andam na vida prestando atenção nas coisas; 3) Devemos sonhar grande, mas com humildade para começar pequeno; 5) Nunca seja um imediatista, pense a longo prazo; 6) Procure aprender com os erros dos outros.
· Dedicação - Sucesso duradouro depende do esforço contínuo da pessoa em sempre fazer o melhor que puder. Os vencedores são pessoas comprometidas com a excelência. Os pais devem ensinar aos seus filhos, desde a mais tenra idade, a colocar excelência em tudo o que fazem. Pessoas dedicadas e comprometidas com a excelência são pessoas que sobressaem em relação às outras.
· Integridade de caráter - O sucesso dos nossos filhos também será determinado pela lealdade para com os companheiros, honestidade nos negócios, fidelidade nos seus compromissos e disciplina quanto aos horários. Quando sobra talento e falta caráter, o resultado final é uma vida sem credibilidade. Os pais devem ensinar o filho a trabalhar somente com a verdade. A verdade deve ser a coluna principal do caráter de uma pessoa íntegra.
· Trabalho - O trabalho dignifica o homem e consolida o seu sucesso. É na vivência do lar que a criança deve aprender a importância do trabalho e o perigo que representa a ociosidade. Gosto do pensamento que diz: "A ociosidade é o sepultamento do homem vivo". Sem trabalho o sucesso nunca será celebrado. Observe que na história bíblica, toda vez que Deus chamou alguém para liderar um grande projeto, Ele buscou uma pessoa que estivesse ocupada. Foi assim com Moisés (Ex 3.1,2); com Davi (1 Sm 16.11); com Eliseu (1 Reis 19.19,20), com Gideão (Jz 6.11); com Pedro (Mt 4.21,22) e com muitos outros. Dormir tarde e acordar cedo é a rotina de muitos homens que alcançaram o sucesso naquilo que fazem.
Quando o filho cresce sendo dirigido por esses princípios, o resultado é uma vida de sucesso. A missão dos pais é passar essa mensagem ao filho de forma que ele internalize essas verdades que serão a base de suas conquistas. Gaste tempo com o seu filho ensinando sobre vocação, preparo, oportunidade, dedicação, integridade e trabalho.

AS CINCO CARACTERÍSTICAS DOS VOTOS CONJUGAIS

 

 



As cinco características dos votos conjugais
Pr. Josué Gonçalves
1. Uma decisão voluntária. Você tinha a opção de permanecer solteiro (a). Mesmo que a escolha tenha sido feita na base da pressão ou como válvula de escape de alguma situação, você é responsável pela decisão que tomou. Todos nós tínhamos a opção de escolher outra (o). Deus deu ao homem o direito de decidir. Lembre-se que ter um (a) sócio (a) implica em dependência, compromisso e prestação de contas. Nenhuma sociedade se firma sem estes princípios básicos.
2. Uma proclamação pública. O que se diz diante de muitas testemunhas revela a seriedade dos votos que fizemos no dia do casamento. Duas pessoas conscientes da grandeza deste ato jamais o farão com leviandade.
3. Uma promessa incondicional. O que foi prometido deve ser cumprido até que a morte os separe. Segundo o que foi projetado por Deus, casamento não é um relacionamento descartável, é um compromisso que deve durar a vida inteira. Quando Dietrich Bonhoeffer estava encerrado na prisão nazista, escreveu um sermão para um casamento de uma sobrinha. Disse ele: "O casamento é maior do que o amor que vocês têm um pelo outro. Ele tem em si grande dignidade e força por ser a ordenança santa através da qual Deus planejou a perpetuação da raça humana, até o fim dos tempos. No amor que os une, vocês veem apenas a si mesmos no mundo, mas ao se casarem tornam-se um elo na cadeia das gerações que Deus faz aparecer e partir para a sua glória, chamando-as para o seu reino. Em seu amor, vocês veem apenas o 'sétimo céu' da sua felicidade, mas no casamento recebem uma posição de responsabilidade perante o mundo e a raça humana. Seu amor é propriedade particular, mas o casamento não pertence apenas a vocês, é um símbolo social, uma função de responsabilidade".
4. Um propósito sério. (Ec 5.5; Mt 19.6) Pessoas sérias cumprem suas promessas e votos. A falta de seriedade pode ser uma questão de caráter. Para enriquecer o casamento é necessário compromisso perseverante e fé determinada - algo que talvez alguns casais jamais puderam observar nos lares de suas respectivas infâncias.
5. Votos que obrigam. (Mt 5.37) Ninguém é obrigado a votar, porém, depois que o fizeram, são obrigados a cumprir esses votos.

sábado, 27 de agosto de 2011

COMPETIÇÃO INÚTIL

 


 ”Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja que o homem tem do seu próximo.  Também isso é vaidade e desejo vão” (Eclesiastes 4:4).
João, conversando com um amigo, relata a experiência que teve na tarde daquele dia.  ”Eu levei um tremendo susto quando estava parado em um sinal de trânsito.  Bem ao meu lado estava um caminhão betoneira.  De repente ele começou a andar vagarosamente para a frente, antes do sinal tornar-se verde.  Quando eu notei aquele movimento, imediatamente pressionei os freios pensando que meu carro estava se movendo para trás.  Eu fiquei bastante assustado.  Eu devia ter mantido meus olhos à frente em vez de distrair-me olhando para meu vizinho.”
Muitas vezes nós caímos no mesmo erro.  Perdemos grandes oportunidades e grandes bênçãos porque deixamo-nos distrair olhando para o lado e não para a frente.  Preocupamo-nos com a vida alheia e deixamos de cuidar de nossa própria vida.
No trabalho queixamo-nos de pessoas que produzem menos do que nós, que têm menor capacidade ou que têm um salário maior que o nosso.  Nos estudos murmuramos pela atenção demasiada que um professor dá a certo aluno e a indiferença com que nos trata.  Na igreja questionamos a posição ocupada por algum irmão quando nos julgamos muito mais preparados do que ele.
Enquanto estivermos nos comparando a outras pessoas, jamais estaremos satisfeitos e nunca seremos felizes.Para cada comparação superada surgirão muitas outras a serem vencidas.
Viveremos em eterna competição.  E de que servirá tudo isso?
De nada!
Coloquemos nossos sonhos diante de Deus e alegremo-nos por cada realização.  Regozijemo-nos também pelas bênçãos de nossos amigos.  Agindo assim, quer a conquista seja nossa ou do nosso próximo, sempre teremos motivos para comemorar e para sermos muito felizes.

QUANDO O CÔNJUGE É UMA PRIORIDADE

 


Por pastor Ismael.

"E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu."Gênesis 25:21

Algumas coisas nunca deveriam deixar de acontecer na vida de um casal: A delicadeza no falar, a saudade gostosa na ausência, o andar de braços dados, o elogio sincero, o ser desejável aos olhos, a ternura contida num abraço longo e demorado, as surpresas estimulantes que se faz, enfim, essas e outras  coisas nunca deveriam ser deixadas de lado. 
E hoje quero compartilhar  sobre a prioridade que se deve dar ao cônjuge. 
E o que é priorizar algo? Priorizar é escolher o que é mais importante, é decidir o que vem antes de outras coisas, isso é dar prioridade.
Um dia  vi um pastor, num momento muito impróprio, atender o celular e passei logo a condená-lo por aquele gesto, mas quando ele retornou para a conversa, deu uma satisfação: "Era a minha esposa, e eu tenho uma aliança com ela, de que não importa o que eu esteja fazendo, ou com quem esteja, toda vez que ela ligar para mim, eu prometi parar com tudo e atendê-la com carinho, por isso me perdoem". 
Eu não só aceitei suas desculpas como também no meu íntimo fiquei envergonhado de ter pensado mal dele.Foi para mim uma lição.
E você ? Qual o valor que você atribui ao seu cônjuge, como é que você o atende ao telefone, como você fala com ele diante de outras pessoas, qual a importância que ele tem para a sua vida. O que você é capaz de fazer para facilitar a vida dele, quando foi a última vez que você sentiu saudades e desejou que ele estivesse ao seu lado.
Priorizar o cônjuge é deixar claro que ele é mais importante que as coisas, é mais importante que os amigos, mais importante do que a si mesmo.
Priorizar o cônjuge é colocá-lo em lugar de destaque e mante-lo ali. 
Priorizar o cônjuge é valorizar o que ele fala, é se interessar pelo que está fazendo de bom no momento, é dar ouvidos quando ele precisar ser ouvido, é animá-lo quando estiver caído, é fazer para o outro aquilo que ele considera imprescindível no momento.
A Bíblia fala de um fato acontecido na vida de Isaque e Rebeca. Quando eles se casaram ele havia perdido a sua mãe e estava numa depressão terrível e a presença dela trouxe um novo alento na vida dele.Logo em seguida eles perceberam que ela, Rebeca , era estéril e um filho não seria possível. Seu marido poderia ter se contentado, aliás, se contentado muito, era a chance de ter uma amante legalizada, oficializada. Mas Isaque priorizava sua esposa e não aceitou isso. Foi diante de Deus por diversas vezes, em muitos períodos de oração, protestou contra aquele fato até que Deus reconheceu o quanto para ele era importante não só ter um filho, mas fazer sua esposa feliz. Sabe o que ele fez? Priorizou Rebeca, deu valor ao que ela dava valor. Ele comprou a briga dela, e lutou para resolver um problema que ela tinha. Isaque era um marido agradecido, Rebeca o fez feliz quando perdera sua mãe, e agora ela queria ganhar um filho, então, ele entrou com a sua contribuição pagando um preço em oração. Ele  teve a sensibilidade de entender o momento dela, e assim, priorizou Rebeca.
Existem coisas que são importantes, algumas imprescindíveis,  outras que são necessárias, e ainda outras que são urgentes, mas o meu cônjuge é minha prioridade número um, ele vem antes

O QUE É O SEU LAR?

 



1. Um lugar onde as pessoas se reúnem de vez em quando ?
2. Um lugar onde as pessoas não se reúnem ?
3. Onde todos sentem prazer em estar ? Ou estando fora não ficam alegres com a idéia de voltar ?
4. Onde os amigos tomam com prazer um cafezinho ? Onde o irmão pobrezinho também é bem-vindo ?
5. Onde ainda se "dá um jeito" de arranjar um quarto de hóspedes ?
6. Um lugar onde todos podem falar, e se entendem, ou onde os pais sozinhos resolvem tudo ? Ou, ao contrário, os jovens, os as crianças dominam a situação e obrigam os pais a satisfazerem todos os seus caprichos ?
7. Um lugar onde se responde honestamente às perguntas das crianças ? Onde "criança também é gente" ou onde se acha que "não dá pra perder tempo com isso" ?
8. Um lugar onde há ambiente para a oração e leitura da palavra de Deus ?
9. Onde se louva a Deus na saúde e na doença, na fartura ou na pobreza, na alegria e na dor ?
10. Onde pelo menos uma pessoa, você por exemplo, é a lâmpada do Senhor, sempre pronta a iluminar o caminho de alguém ?
11. Até que ponto você colabora ou é responsável por aquela situação desagradável que em seu lar se cria de vez em quando ? Já parou para pensar que se fosse capaz de renunciar um pouco a sua opinião formada, se fosse mais humilde, se reconhecesse seus próprios erros, ou outros, e você também seriam bem mais felizes.

Como superar as dores do passaso

 


O passado pode nos influenciar mais do que gostaríamos. Há dores do passado que, muitas vezes, não conseguimos superar. Há feridas na alma que demoram a sarar, há traumas que se recusam a ir embora e se levantam como fantasmas para nos atormentar. No livro de 1 Crônicas 4.9,10 lemos a história de Jabez, um homem que superou as dores do seu passado. Ele foi mais nobre do que seus irmãos porque não se conformou com a decretação da derrota em sua vida. Sua mãe lhe deu esse nome, porque com dores o deu à luz. Muito embora Jabez estivesse carimbado por um passado de dor, reagiu a essa situação e superou esses traumas. A solução não veio da psicologia de auto-ajuda, mas da ajuda do alto. Ele invocou o Deus de Israel e, dos céus brotou a sua cura. Jabez fez quatro coisas para superar as dores do seu passado:
1. Ele clamou pela bênção de Deus - Seu pedido foi: "Oh! Tomara que me abençoes.". Em vez de olhar pelas lentes do retrovisor, ferido pelas lembranças amargas do seu passado, Jabez olhou para o alto e rogou a bênção de Deus. Em vez de viver preso no cipoal da amargura, curtindo os traumas da sua infância, ele buscou a Deus e rogou sua bênção. Jabez reagiu. Ele não se conformou com o caos. Ele sacudiu o jugo do passado. Ele entendeu que sua vida não precisaria ser uma jornada de dor, mas uma caminhada sob a bênção de Deus. De modo semelhante podemos, também, buscar a bênção de Deus em vez de vivermos prisioneiros de um passado de dor.
2. Ele clamou pela prosperidade de Deus - Jabez prosseguiu: ". e me alargues as fronteiras". Jabez não se encolheu diante de um passado de dor, mas olhou para frente e avançou com mais ousadia. Ele não quis ser influenciado pelos acontecimentos dolorosos do ontem, mas um influenciador no futuro. Jabez quer mais espaço, mais influência, mais oportunidade para ser uma bênção nas mãos de Deus. Jabez é um homem com visão do farol alto. Em vez de ficar lamentando seus pesares nos vales da vida, ele sobe nos ombros dos gigantes para divisar horizontes ainda mais largos.
3. Ele clamou pela presença de Deus - Jabez continuou: ". que seja comigo a tua mão". Jabez não quer apenas as bênçãos de Deus, ele quer, sobretudo, o Deus das bênçãos. O doador é mais importante do que suas dádivas. O abençoador é mais importante do que suas bênçãos. Mais do que coisas, Jabez ansiava por Deus. Mais do que ajuda dos homens, ele queria a mão de Deus conduzindo sua vida. Para superar as dores do passado nós precisamos da presença de Deus e da fortaleza do seu braço para nos sustentar.
4. Ele clamou pela proteção de Deus - Jabez concluiu, dizendo: ". e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição.". Jabez entende que a vida é cheia de perigos. Há inimigos de fora e temores de dentro tentando nos manter prisioneiros no calabouço do medo. A vida não se processa num parque de diversões, mas num campo de batalha. Jabez anseia pela proteção divina. Ele deseja proteção tanto do maligno como da aflição provocada por ele. A breve, mas intensa biografia de Jabez termina dizendo: ". e Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". Como Jabez, você também, pode superar as dores do seu passado!
extraído de: hernandesdiaslopes.com.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Corrigindo: Rua beberibe, nº 2

Venha participar deste momento de comunhão com Deus! Convide sua família e desfrute do amor do Senhor você e sua casa!
Paz a todos, no amor de Cristo
Ministério da família Unidos em Cristo

20 DICAS PARA QUEM DESEJA SER UM PAI IDEAL

 




20 dicas para quem deseja ser um Pai Ideal!
1. Declare seu amor ao filho.
2. Desenvolva a auto-estima do seu filho.
3. Seja amigo pessoal do seu filho.
4. Ouça com o coração o coração do seu filho.
5. Peça perdão sempre que errar com o filho.
6. Conte sua história ao filho.
7. Não abra mão da disciplina sempre que for necessário.
8. Não anule o efeito da disciplina.
9. Cumpra suas promessas.
10. Respeite as emoções do filho.
11. De carinho, porém imponha limites.
12. Supervisione seu filho quanto à internet.
13. Conheça os amigos dos seus filhos.
14. Ensine-os a amar a igreja, sendo um cristão exemplar.
15. Treine seu filho para ser um vencedor.
16. Não super proteja.
17. Procure praticar o que você ensina.
18. Cuidado com o seu nível de estresse.
19. Seja ame e seja fiel a mãe dele.
20. Não repita os erros dos seus pais.

ESPERE NO SENHOR!

de Henry Blackaby


Esperar é uma das coisas mais difíceis de fazer. Queremos ser pessoas de ação. Sentimo-nos melhor se estivermos fazendo algo para cuidar da nossa necessidade, mas esperar nos força a depender de Deus.
Davi aprendeu o que siginifica esperar. Ele foi escolhido por Deus para ser o próximo rei de Israel, e depois esperou durante anos pelo dia no qual a Palavra de Deus se cumpriria na sua vida. Enquanto esperava, um rei paranóico e egocêntrico ocupava o trono que havia sido prometido para ele. Davi passou tempo se escondendo em cavernas e morando entre seus inimigos. Enquanto esperava, viu bons amigos serem mortos e sua família e posses serem tomadas. Viu inimigos de Israel causarem destruição na sua nação. Talvez ninguém enfrentou mais adversidade enquanto esperava o cumprimento da promessa de Deus do que Davi. Ele certamente compreendeu o que siginifica ficar desencorajado e temeroso.
Mas Davi também desfrutou da recompensa de esperar no Senhor. Ele se tornou o maior rei na história de Israel, e mais importante ainda, através de seus sofrimentos ele adquiriu um coração como o de Deus. Os Salmos que Davi escreveu nos seus dias como fugitivo tornaram-se palavras preciosas para milhões de pessoas através dos tempos. Dos descendentes de Davi veio o Messias. A disposição de Davi para esperar abençoou a todos nós.
Tempos para esperar no Senhor podem ser os mais preciosos de sua vida (João 11:1-6). Se você está esperando em Deus em relação a alguma coisa, leia Isaías 40:31 e receba encorajamento enquanto aguarda que Ele cumpra Suas promessas na sua vida.